Alfabetizar e letrar é preciso e possível!
Oliveira, Anadir Francisca do Carmo *.
Pense e reflita!!
O que é alfabetizar e letrar?
Como alfabetizar e letrar alunos de cinco anos no 1º ano? Como ele aprende?
Como alcançar os objetivos relacionando-os aos conteúdos?
Porque é necessário utilizar a ludicidade na alfabetização em especial com as crianças menores?
Como aliar a ludicidade aos conteúdos propostos para o 1º ano?
Conceitos necessários ao professor alfabetizador:
Alfabetização é o processo pelo qual se adquire uma tecnologia – a escrita alfabética e as habilidades de utilizá-la para ler e escrever. Dominar tal tecnologia envolve conhecimentos e destrezas variados, como compreender o funcionamento do alfabeto, memorizar as convenções letra/som e dominar o traçado, usando instrumentos como lápis, papel ou outros que o substituam.
Letramento: relaciona-se ao exercício efetivo e competente daquela tecnologia da escrita, nas situações em que precisamos ler e escrever textos reais.ainda segundo Magda Soares (1998,p.47), “alfabetizar e letrar são duas ações distintas,mas não inseparáveis, ao contrário : o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita”.
Portanto, o letramento é composto pelas experiências de vida da criança dentro ou fora da escola, por meio da interferência dela própria, como elemento desencadeador da ação, uma vez que tenha consciência do mundo e do papel que pode desempenhar nele. Letramento é a função social da letra na vida da criança, isto é, a forma como ela vive como ela elabora suas ações, como a letra entra no cotidiano dela, quais interferências lhe são possíveis na escola, por exemplo. Letramento é a letra que ganha vida ativa. È a vida que surge da palavra. È vivificação da alfabetização. E para desenvolvê-la é necessário constituir eixos geradores, tendo como ponto de partida temas sociais de toda natureza, sejam próximos ou mais distantes da realidade da criança.
O trabalho da vivificação da alfabetização deve ser baseado em critérios criativos e lúdicos, sem deixar que se percam a beleza da palavra e o prazer do texto.
Esse trabalho exige um compromisso de que todas as atividades sejam estruturadas como situações de desafio, tais como: jogos, situações problemas que cobrem dos alunos mais participação mais ação, interação, evitando assim o estado de passividade.
Através da resolução de situações problemas e jogos podemos utilizar o texto como elemento central do trabalho, seja ele oral ou escrito.
Mostrar aos alunos a diferença entre letra, palavra e texto.
Textos: Regra de jogos, receitas, parlendas, etc...
Palavras: Exemplo nome dos alunos e professora.
Letras: Inicial do nome dos alunos e da professora.
Disponibilizar em cartaz uma parlenda, nome dos alunos e professora, letras iniciais dos nomes.
Ler o cartaz apresentando e trabalhando o conceito de texto, palavra e letra.
Isso será um bom começo para mostrar aos alunos que o universo da leitura e da escrita é muito maior do que eles pensam e imaginam.
Algumas dicas de prática pedagógica que deram certo na alfabetização de crianças nas faixas etárias de 2 anos a 7 anos.
Ø Ler diariamente para as crianças;
Ø Fornecer livros, gibis para manuseio das crianças;
Ø Mostrar como utilizamos os livros no dia a dia;
Ø Utilizar jogos e brincadeiras incentivando a interação das crianças;
Ø Disponibilizar materiais para pesquisa com temas de interesse do público, tais como: nome das crianças, nome de frutas, nome de animais, nome de cantores e atores preferidos.
Ø Solicitar que observem e destaquem as letras iniciais e finais dos nomes pesquisados.
Ø Incentivá-los na contagem das letras de cada nome pesquisado.
Ø Mostrar a diferença entre letras e números.
Ø Disponibilizar e incentivar a leitura da seqüência numérica e da ordem alfabética através de brincadeiras.
Ø Trabalhar com a leitura e memorização dos nomes dos colegas animais, cantores e atores preferidos.
Ø Observar o espaço (sala de aula, pátio da escola, ruas) e os objetos que estão presentes, ótimo momento para solicitar se já sabem a letra inicial e final do nome de cada objeto (etiquetá-los).
Ø Avaliar a aprendizagem da cada criança diariamente.
Alfabetizar e letrar a partir de pequenos textos ou frases coletadas pela professora e as crianças, dos nomes das crianças, animais, atores e cantores preferidos da turma.
1º passo: Incentivar as crianças falar (pequenos textos com os nomes das crianças, animais, atores e cantores preferidos).
2º passo: Registrar na presença e visualização das crianças com o auxílio dos mesmos o pensamento (fala) dos mesmos.
3º passo: Digitar o pequeno texto reler com as crianças e incentivá-los a ilustrar. Neste momento a professora tem que estar disponível para auxiliar as crianças, principalmente os com mais dificuldades.
Lembrete: Mostrar as crianças como se desenha e se organiza no espaço disponível para a ilustração, isto também é papel da professora ou de uma criança mais habilidosa.
4º passo: Montar painel das ilustrações.
5º passo: Solicitar que cada criança apresente o seu trabalho.
6º passo: Registrar o avanço e dificuldades das crianças para posterior planejamento de atividades e intervenções.
7º passo: Guardar os registros em pasta de avaliação de cada criança.
8º passo: Recolher as ilustrações para anexar no portifólio como atividade avaliativa de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário