Quem sou eu

Ler e escrever e o começo da grande ciranda da alfabetização...

Ler/escrever

Ler/escrever
menino maluquinho

Ler

Ler
Criança lendo

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Alfabetizar e letrar é preciso e possível

Alfabetizar e letrar é preciso e possível!

Oliveira, Anadir Francisca do Carmo *.

Pense e reflita!!

O que é alfabetizar e letrar?

Como alfabetizar e letrar alunos de cinco anos no 1º ano? Como ele aprende?

Como alcançar os objetivos relacionando-os aos conteúdos?

Porque é necessário utilizar a ludicidade na alfabetização em especial com as crianças menores?

Como aliar a ludicidade aos conteúdos propostos para o 1º ano?

Conceitos necessários ao professor alfabetizador:

Alfabetização é o processo pelo qual se adquire uma tecnologia – a escrita alfabética e as habilidades de utilizá-la para ler e escrever. Dominar tal tecnologia envolve conhecimentos e destrezas variados, como compreender o funcionamento do alfabeto, memorizar as convenções letra/som e dominar o traçado, usando instrumentos como lápis, papel ou outros que o substituam.

Letramento: relaciona-se ao exercício efetivo e competente daquela tecnologia da escrita, nas situações em que precisamos ler e escrever textos reais.ainda segundo Magda Soares (1998,p.47), “alfabetizar e letrar são duas ações distintas,mas não inseparáveis, ao contrário : o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita”.

Portanto, o letramento é composto pelas experiências de vida da criança dentro ou fora da escola, por meio da interferência dela própria, como elemento desencadeador da ação, uma vez que tenha consciência do mundo e do papel que pode desempenhar nele. Letramento é a função social da letra na vida da criança, isto é, a forma como ela vive como ela elabora suas ações, como a letra entra no cotidiano dela, quais interferências lhe são possíveis na escola, por exemplo. Letramento é a letra que ganha vida ativa. È a vida que surge da palavra. È vivificação da alfabetização. E para desenvolvê-la é necessário constituir eixos geradores, tendo como ponto de partida temas sociais de toda natureza, sejam próximos ou mais distantes da realidade da criança.

O trabalho da vivificação da alfabetização deve ser baseado em critérios criativos e lúdicos, sem deixar que se percam a beleza da palavra e o prazer do texto.

Esse trabalho exige um compromisso de que todas as atividades sejam estruturadas como situações de desafio, tais como: jogos, situações problemas que cobrem dos alunos mais participação mais ação, interação, evitando assim o estado de passividade.

Através da resolução de situações problemas e jogos podemos utilizar o texto como elemento central do trabalho, seja ele oral ou escrito.

Mostrar aos alunos a diferença entre letra, palavra e texto.

Textos: Regra de jogos, receitas, parlendas, etc...

Palavras: Exemplo nome dos alunos e professora.

Letras: Inicial do nome dos alunos e da professora.

Disponibilizar em cartaz uma parlenda, nome dos alunos e professora, letras iniciais dos nomes.

Ler o cartaz apresentando e trabalhando o conceito de texto, palavra e letra.

Isso será um bom começo para mostrar aos alunos que o universo da leitura e da escrita é muito maior do que eles pensam e imaginam.

Algumas dicas de prática pedagógica que deram certo na alfabetização de crianças nas faixas etárias de 2 anos a 7 anos.

Ø Ler diariamente para as crianças;

Ø Fornecer livros, gibis para manuseio das crianças;

Ø Mostrar como utilizamos os livros no dia a dia;

Ø Utilizar jogos e brincadeiras incentivando a interação das crianças;

Ø Disponibilizar materiais para pesquisa com temas de interesse do público, tais como: nome das crianças, nome de frutas, nome de animais, nome de cantores e atores preferidos.

Ø Solicitar que observem e destaquem as letras iniciais e finais dos nomes pesquisados.

Ø Incentivá-los na contagem das letras de cada nome pesquisado.

Ø Mostrar a diferença entre letras e números.

Ø Disponibilizar e incentivar a leitura da seqüência numérica e da ordem alfabética através de brincadeiras.

Ø Trabalhar com a leitura e memorização dos nomes dos colegas animais, cantores e atores preferidos.

Ø Observar o espaço (sala de aula, pátio da escola, ruas) e os objetos que estão presentes, ótimo momento para solicitar se já sabem a letra inicial e final do nome de cada objeto (etiquetá-los).

Ø Avaliar a aprendizagem da cada criança diariamente.

Alfabetizar e letrar a partir de pequenos textos ou frases coletadas pela professora e as crianças, dos nomes das crianças, animais, atores e cantores preferidos da turma.

1º passo: Incentivar as crianças falar (pequenos textos com os nomes das crianças, animais, atores e cantores preferidos).

2º passo: Registrar na presença e visualização das crianças com o auxílio dos mesmos o pensamento (fala) dos mesmos.

3º passo: Digitar o pequeno texto reler com as crianças e incentivá-los a ilustrar. Neste momento a professora tem que estar disponível para auxiliar as crianças, principalmente os com mais dificuldades.

Lembrete: Mostrar as crianças como se desenha e se organiza no espaço disponível para a ilustração, isto também é papel da professora ou de uma criança mais habilidosa.

4º passo: Montar painel das ilustrações.

5º passo: Solicitar que cada criança apresente o seu trabalho.

6º passo: Registrar o avanço e dificuldades das crianças para posterior planejamento de atividades e intervenções.

7º passo: Guardar os registros em pasta de avaliação de cada criança.

8º passo: Recolher as ilustrações para anexar no portifólio como atividade avaliativa de 2008.

Nenhum comentário: